top of page
Foto do escritorpsicologakamilaben

4 mentiras que contam sobre a infância!

A infância é pintada de muitas cores e dessa forma colorida, a criança é tida como, pura, perfeita, santa, linda.... A infância é pensada como fácil, simples, pura brincadeira...

Com certeza, quem pensa assim esqueceu de como as coisas eram quando vivenciava essa fase da vida!


Eu desafio você a encontrar, quem nunca tenha dito uma dessas quatro frases:


“Crianças não mentem”



Vai sonhando... Além de mentir, são suuuper manipuladoras. “Mas a mamãe deixou...”, “foi o papai que mandou”, “mas não fui eu, foi o mano!”.

Fim de semana foi aniversário da minha afilhada e a avó dela estava me contando que ela queria tomar achocolatado, como uma boa avó, ela manteve a ordem dos pais, não pode, você sabe que o papai e a mamãe não deixam. “Mas vovó, se você me der, ele nunca vão saber!” 🤣🤣🤣

O que você teria feito? Pensa aí e depois segue lendo pra ver o que essa avó fez...


Mesmo não concordando com eles, quanto à decisão de não poder tomar o achocolatado, a vovó enfatizou que não pode mentir para o papai e para a mamãe. Com o coração mole de vó, permitiu um “golinho” (ahaam... kkk). Mas disse que contariam para os pais quando chegassem. Assim que eles chegaram, a vovó relatou o ocorrido, mesmo sabendo que iria ganhar uma baita de uma bronca! E fez isso junto com a netinha.


· “A infância é a melhor fase da vida”



Pensa você, sem poder escolher o que come, o que faz, para onde vai. Você não sabe de metade do que acontece ao seu redor, e o que você acha que entende, muito provavelmente está errado.

O limite entre fantasia e realidade quase não existe, então você vive no mesmo mundo que monstros, dragões, super-heróis, gigantes... Se você gosta de aventura pode ser legal, mas na maior parte do tempo é assustador.

Tudo é muito grande para você alcançar, você não vê a hora de ter 1,20 metros pra poder ir nos brinquedos mais legais do Parque Beto Carrero. As comidas mais legais e a maioria dos canais de televisão são “coisas de adulto”. Mas porque o Pedro toma refrigerante, se ele não é adulto? - Responde essa mamãe! ☺️

Isso nos leva ao próximo tópico: não subestime seu pequeno!

Durante muito tempo a vida é só você e a mamãe, daqui a pouco vem uma tal de babá? Quando não é aquele tal de irmãozinho? Essas figuras que tiram a mamãe de você e te obrigam a perceber que o mundo é grande e assustador. Agora, a mamãe vai para o trabalho e você tem que ir para a escola! Ah, essa tal de escola merece um tópico só para ela....

·

“Ah, ele nem entende... ”



Como eu escrevi antes, não subestime seu pequeno. Você está assistindo a novela das 21h e acha que ela está só brincando, daqui a pouco ela te pergunta no meio de uma cena erótica: “o que é que eles estão fazendo, papai? ”

Respostas vagas como: “isso é coisa de adulto”, “quando você crescer vai entender”, “porque sim”, “porque não”, “porque eu tô falando”... Nenhuma dessas satisfaz a curiosidade da criança e se você não responder, a internet responde, e pode ter certeza que não terá filtro nenhum. Mais vale você admitir que não sabe a resposta e pesquisar junto com seu pequeno. Ele não mexe na internet? Então vai deixar a encargo da sua imaginação, que pode ser bem cruel.

Nos primeiros anos de vida, é a fase em que mais se absorve informações, não tenha medo de conversar com o seu filho. Pergunte a ele quem é o Bolsonaro? O homem já foi à Lua? O que é reciclagem? Quem veio primeiro, o homem ou a galinha? Se ele tem mais de 4 anos, certamente ele terá uma resposta ótima para cada uma dessas perguntas!

Meu sobrinho tem 5 anos, lê e escreve melhor do que muito adulto por aí. Ama os livros, principalmente se forem sobre dinossauros. Volta e meia eu me pego pensando em coisas mais e mais difíceis para perguntar a ele. Outro dia eu perguntei o nome dos dinossauros em ordem alfabética e o gurizinho recitou sem nenhuma dificuldade! Desafie o limite dos seus pequenos, não perca de proposito para ele não ficar triste, ensine-o a lidar melhor com a frustração, começando com seu próprio exemplo.


“Vida de criança é só brincar”



Aaaaaa tá! Então porque é que você fica mandando limpar o quarto, guardar os brinquedos, secar a louça, estudar? Criança tem até que dormir... coisa mais chata!

Assim como a maioria das coisas na vida, fácil e difícil; bom e mau; certo e errado; são todas questões relativas que precisam ser avaliadas individualmente e é isso o que une todos os itens aqui descritos, qualquer frase que denote sempre ou nunca já estão erradas.

A dificuldade é relativa a idade, tente se lembrar como era difícil quando você precisou aprender a ler e escrever, tenha empatia e busque avaliar as situações com os olhos do seu filho. Você pode até dizer que não existem monstros, mas é real pra ele, o medo dele é real. Não diminua a tristeza do seu pequeno, ou a dor, porque, pra ele, aquele joelho ralado dói muuuuuuuito mais que um coração partido.

Os exemplos que eu trouxe aqui, são engraçados e bastante ilustrativos. O conhecimento e a autonomia dessas crianças são mérito delas, mas também dos pais. Nem toda criança tem a sorte, (ou azar) de ter dois pais e a dinda psicólogos, como minha afilhada.

Ou uma mãe que se dedica inteiramente para os filhos. É até engraçado pensar, que minha irmã sempre odiou estudar, mas se reinventou para dar bons exemplos aos filhos. Se tudo der certo, nunca será inventada uma máquina do tempo, para que os filhos não vejam a infância/adolescência dos pais! Kkk

Em breve trarei mais algumas mentiras que contam sobre a infância. Você conhece alguma? Comenta aqui e compartilha suas experiências.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

RETIFICAÇÃO- Edital do concurso de desenho

Boa tarde! Devido a dificuldade de alguns artista em colocar sua maestria no papel estamos estendendo o prazo de inscrição! Segue o...

Comments


bottom of page